High Speed Blender Optimum 9400 - Revisão


Um dos electrodomésticos que utilizo mais frequentemente é sem dúvida o liquidificador, a maior parte das receitas deste blog serve-se da ajuda deste maravilhoso instrumento. Mas como em tudo na vida, liquidificadores há muitos e nem todos são a mesma coisa.

Moer, misturar, bater, emulsionar, picar, ralar e até amassar, são funções para os quais servem o Liquidificador ou Blender (palavra inglesa bem mais fácil de pronunciar e escrever!) fazer batidos, sumos, smoothies, molhos, etc, são tarefas muito mais fáceis e rápidas de fazer com estas máquinas.

Já passaram pelas minhas mãos inúmeros Blenders, lembro-me do primeiro (não há amor como o primeiro) da marca americana Oster, copo em aço inox, botão com 4 velocidades e um peso descomunal, à Americana! 




Optimum 9400
Na verdade é um blender, mas não um blender comum, pertence a uma categoria chamada de High Speed ou High Performance, eu diria que são os Fórmula 1 deste tipo de electrodoméstico. E não estou a brincar, se dúvidas houvesse os 3 Cavalos de potência falam por si! 


Atingindo uma velocidade de até 44.000 rpm e com 6 lâminas de corte é capaz de pulverizar qualquer coisa que lhe caia dentro!
Esta potente máquina é de grande ajuda para transformar alimentos sólidos em farinha, aveia, amêndoa, leguminosas, etc.



É muito simples de usar, tem um "painel de controlo" minimalista, não se trata daqueles blenders cheios de luzes e botões que mais parecem um cockpit, tem apenas dois botões de alavanca, um para ligar e desligar, outro para dar impulsos de velocidade e um potenciómetro ou como eu gosto de chamar-lhe, o acelerador, que serve para controlar a velocidade/potência do animal!  

Pormenores Técnicos:
Não sou nenhum especialista neste tipo de aparelhos mas de facto esta máquina tem algumas características técnicas que fazem dela algo mais à frente.

- 6 Lâminas de corte: Vale o que vale mas a Gillete só chegou a 5 com a sua Mach 5! (brincadeira obviamente). A maioria destas máquinas têm 2 ou 4 lâminas de corte, as duas que a  Optimum 9400 tem à mais, estão por baixo das 4 ditas normais, a trabalhar de forma "rasteira", assim, mesmo com pouca coisa no copo as lâminas vão la buscar tudo! 
- Torque Automático: isto é uma espécie de embraiagem que deixa passar mais ou menos binário para as lâminas dependendo do que se coloca no copo, para ingredientes menos densos ou mais líquidos não vai precisar de tanta potência como para moer frutos secos, feijões ou quem sabe, pedras, sim, leram bem, está máquina moe pedras com podem verificar no vídeo em baixo:



- Copo de plástico Copoliéster Tritan: uma espécie de plástico que se usa a nível industrial para substituir o vidro em alguns utensílios, além da ausência de BPA, o Tritan possui uma transparência e um brilho superior, é resistente a riscos, quedas, impactos e pode ser lavado na máquina de lavar louça.
- Ligação do copo à máquina: A conexão das lâminas ao motor é feita através de uma ligação de duas peças estriadas, uma macho e uma fêmea, desta forma garante-se a máxima resistência e durabilidade do conjunto. Por outro lado o eixo que transmite a potência do motor ao interior do copo gira através de um rolamento blindado. Não tenho duvidas em relação à robustez desta máquina e em particular à forma como foi desenhada esta conexão, ponto por onde cedem a maioria dos liquidificadores e processadores que já usei. Muitos fabricantes cismam em fazer esta conexão com uma peça metálica e uma de plástico (a metálica trabalha por dentro da de plástico) ou então com duas peças de plástico, basta colocar na máquina alimentos mais densos e estas peças cedem.





Minha experiência com a máquina:
Tenho aproveitado ao máximo o facto de poder usar este blender para fazer um pouco de tudo, farinha de aveia e de amêndoa por exemplo, moer grão e outras leguminosas, fazer uns smoothies e sumos detox, manteiga de amêndoa, gelados, molhos, mousses, sopas, batidos de proteína, etc.
Tenho a dizer que nestas funções é com certeza a melhor máquina que já me passou pelas mãos, o facto de atingir rotações tão altas ajuda a fazer cremes e emulsões sedosas e sem partículas sólidas ou grumos. 
Esta Optimum 9400 não deixa por créditos alheios a sua fama, é de facto um blender muito potente que presta uma ajuda excepcional a quem como eu usa este tipo de electrodoméstico diariamente.
Não a posso comparar de forma justa com a bimby, até porque a bimby não é apenas um liquidificador, tem outras funções, contudo, no que toca às funções de liquidificador este blender supera a bimby de longe!




Pontos Fortes:
- Base muito robusta que não mexe mesmo a processar pedras!
- Motor muito potente que consegue moer tudo!
- Fácil de usar.
- Peças metálicas na conexão do copo à máquina.
- Sistema de torque autómático
- Peça de plástico que ajuda no processamento de alimentos, sem ter que desligar a máquina.
- Copo fácil de lavar e muito resistente.
- Ferramenta para ajudar a tirar as lâminas do copo e facilitar a lavagem




Pontos a Melhorar:
- No meu ponto de vista faz falta um segundo copo mais pequeno, pois o que vem com a máquina é de 2 Litros e para preparar um batido pequeno (300ml) ou processar menores quantidades de alimentos temos que sujar este calhamaço. Existe concorrência no mercado que já oferece até vários copos com tampas herméticas e tudo.
- Algo que muita gente reclamou é o facto de a máquina trabalhar sem tampa, eu acho isto muito prático mas a maioria acha perigoso e de facto o é. A máquina não tem nenhum sistema de segurança que evite o funcionamento sem tampa.

Bem, por agora é tudo, vou continuar a utilizar esta máquina e dando feedback sobre a mesma. No geral estou muito satisfeito e sinto que é um aparelho para durar muito tempo!!

Podem saber mais sobre este Blender visitanto a página do representante oficial: Froothie Portugal








                            

2 comentários:

  1. Não conhecia esta marca, pelo que vi é Australiana, andava a namorar um Vitamix não sei se conheces, que opinas? mais vale este parece-me não?
    Obrigado e parabéns pelo trabalho que tens vindo a fazer!

    João Monteiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João, de facto relação preço qualidade esta Optimum 9400 bate o Vitamix, até porque pagas menos por uma máquina mais potente! O Vitamix nunca experimentei mas este blender é qualquer coisa!!

      Cumprimentos e obrigado pela visita! Volta Sempre!

      Eliminar